fbpx

Aeroporto assinado por Zaha Hadid é inaugurado na China

4 de novembro de 2019

Um dos projetos mais impressionantes do mundo acaba de ser entregue. O Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing (PKX), na China, foi inaugurado recentemente com assinatura da renomada arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid, que ainda viva projetou a construção para aliviar a lotação do segundo aeroporto mais movimentado do mundo.

(Pequim-Daxing-Terminal-Fenix-Estrela_crédito Divulgação)

 

Com 700 mil m², o que equivale a 98 campos de futebol, o projeto chama a atenção por seu formato de “estrela-do-mar”, com design futurista e sinuosas curvas. Os layouts da estrutura minimizam a distância entre o check in e portão; um enorme espaço no centro do aeroporto facilita a movimentação dos passageiros e o telhado ainda é outro destaque por permitir a entrada de ampla luz solar natural com vigas que se movem pelo espaço para auxiliar a movimentação do público. Sem falar da tecnologia; o atendimento do terminal é feito por robôs.

O projeto levou cinco anos para ser construído e já é considerado o aeroporto com o maior terminal do mundo, com previsão de receber cerca de 45 milhões de passageiros anuais.